Foto: Rian Lacerda (Diário)
Uma briga entre duas alunas terminou com a diretora de uma escola municipal agredida, na manhã desta sexta-feira (17), na EMEF Reverendo Alfredo Winderlich, no Bairro Urlândia, em Santa Maria.
O caso ocorreu poucos minutos após a diretora Patricia de Oliveira Brasil Brum, 43 anos, participar ao vivo da programação da CDN, em que relatava problemas estruturais da instituição. Atualmente, cinco das 11 salas de aula estão fechadas, o que tem exigido o remanejamento de alunos para manter as atividades.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Após a entrevista, a diretora retornou para o interior da escola e foi informada sobre um desentendimento entre duas alunas, de 11 e 12 anos, que evoluiu para agressões físicas dentro da sala de aula. Ao tentar separar a briga, Patrícia relatou que foi atingida com socos e chutes.
O conflito entre as duas estudantes foi encerrado, e a diretora além das agressões sofridas ficou com um arranhão em um dos braços.
Diante da situação, a direção acionou o botão do pânico da escola. A Guarda Municipal e o Conselho Tutelar foram chamados, e a Secretaria de Educação foi informada sobre o ocorrido. Os responsáveis pelas estudantes também foram contatados e solicitados a comparecer na instituição.
De acordo com a escola, esta foi a primeira vez que o dispositivo de emergência foi utilizado. O sistema é interligado à rede de segurança do município e funciona via rádio, permitindo o acionamento imediato do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que monitora a ocorrência por câmeras e desloca uma viatura até o local.
A Guarda Municipal esteve na escola para auxiliar no atendimento da ocorrência. As circunstâncias da briga devem ser apuradas.
Confira a entrevista da diretora: